Busca de Artigos:

Chardonnay com ou sem madeira?

Publicado em: 08 Abril, 2011 por Euclides P.

Certos aficionados de vinhos comentam o caráter amadeirado de alguns vinhos brancos da Chardonnay. Na realidade existem duas escolas na vinificação dessa variedade, uma destacando o caráter amanteigado, untuoso e acarvalhado da bebida, outra favorecendo o seu frutado, o frescor e a mineralidade.

Tais estilos são ditados tanto pelos atributos da uva na colheita quanto por preferências pessoais do vinicultor ou do enólogo, com influência das condições de mercado e a conseqüência será percebida tanto na degustação quanto na combinação com a comida. Se o suco não é muito aromático nem tem potencial alcoólico acima de 12 % , com pH abaixo de 3.5, procura-se um estilo frutado, lembrando maçã, abacaxi ou maracujá, sem madeira e isento de aromas láticos.

O propósito nesse caso é preservar o frescor e o caráter frutado e não mascará-lo pela madeira. Para isso ele é fermentado em cubas de inox a temperaturas baixas, entre 14 e 16 graus centígrados, evita-se o contato prolongado com as borras (leveduras mortas) e não é amadurecido em barricas novas. Ajusta-se a peixes e frutos do mar com condimentação discreta e sem molhos cremosos.

A Chardonnay colhida muito madura, aromática, com boa acidez – pelo menos 6 gramas por litro de mosto – estará em condições de enfrentar a passagem por barrica e pela fermentação malolática resultando em vinho de boa estrutura, em condições de se preservar e envelhecer por alguns anos, com aroma amanteigado e abaunilhado, acidez reduzida compensada por textura untuosa. Na vinificação utiliza-se barricas novas para fermentar, temperaturas ambientes da ordem de 18 a 20 graus centígrados, contato prolongado com as leveduras, fermentação malolática. É adequado para acompanhar peixes e frutos do mar com molhos cremosos, como a lagosta “à belle meunière”.

Sobre o Autor

Comentários na WineTag

4

Luciano mendes m. disse há 1289 dias às 11:25h:

Caro professor eu prefiro mais a segunda opção gosto deste estilo mais complexo, harmoniza mais com a gastronomia.

Reportar Abuso

  1. Adicionar Comentário:

    Você precisa estar logado na WineTag para deixar um comentário.

Baixe o App da WineTag

É grátis! Acesse todo o conteúdo da WineTag em seu celular.

...saiba mais»

Very often question, where to buy viagra special moment in your life.