Busca de Artigos:

Curtas WineTag: São Martinho e a poda das videiras

Publicado em: 26 Setembro, 2011 por Euclides P.

Apesar de não tão conhecidas por essas bandas do mundo, o mundo do vinho também tem suas lendas e histórias para contar, que enriquecem ainda mais sua cultura. Na Europa, São Martinho é quase uma espécie de fada dos dentes, mas que troca água por vinho enquanto você está dormindo. Acrescente um burro mágico nessa história e no mínimo a coisa fica mais curiosa.

Quem tem a oportunidade e a emoção de visitar a Igreja de São Francisco em Assis, na Itália, depara-se, entre outras maravilhas, com os afrescos pintados por Simone Martini com cenas da vida de São Martinho. Na mocidade, Martinho fora oficial do exército romano. Deixando a carreira militar, tornou-se eremita, mas seguiu o costume dos legionários de plantar videiras em todos os lugares por onde passavam.

Tendo se distinguido como missionário, chegou ao posto de Bispo da cidade de Tours (370 DC) no vale do Loire, contribuindo para a organização das primeiras paróquias rurais.
Seu túmulo, em Tours, é um centro de peregrinação também para os enófilos devido à lenda que o associa à poda das videiras.

Conta-se que enquanto fazia uma de suas visitas, seu burro comeu parte da vinha em que estava amarrado o que obrigou o santo a pagar uma compensação ao proprietário enfurecido. Voltando ao local um ano depois, encontrou esse mesmo proprietário agradecido e agradavelmente surpreso com a melhoria das uvas de sua produção. A operação foi repetida, a novidade espalhou-se, estava inventada a poda.

Essa lenda deu origem a um costume europeu no qual as crianças, antes de dormir, deixam um jarro de água do lado de fora do quarto na noite de dois de novembro, dia do santo. Na manhã seguinte encontram a jarra com vinho em vez de água tendo ao lado um delicioso docinho em forma de ferradura, testemunhando que São Martinho tinha passado por ali, à noite, com seu burrinho.

Sobre o Autor

Comentários na WineTag

2

maria helena c. disse há 2548 dias às 11:58h:

Adorei o artigo. Na proxima ida a Tours vou visitar o tumulo. E embora não seja criança, vou deixar o jarro d'agua á porta, no próximo dia 2 de outubro para que Sao Martinho transmude a agua em bom vinho frances. Dispenso o docinho!!!

Reportar Abuso

  1. Adicionar Comentário:

    Você precisa estar logado na WineTag para deixar um comentário.

Baixe o App da WineTag

É grátis! Acesse todo o conteúdo da WineTag em seu celular.

...saiba mais»