Busca de Artigos:

Os Vinhos Brancos de Bordeaux

Publicado em: 15 Julho, 2011 por Luciana F.

Quando falamos de Bordeaux logo pensamos em seus vinhos tintos, mas não podemos esquecer que lá também são produzidos excelentes vinhos brancos secos e doces. Antigamente, os vinhos brancos produzidos na região eram somente os de sobremesa, mas na década de 1960 os consumidores mostraram preferência pelos secos e então os produtores começaram a alternar a sua produção.

Vinhos brancos secos

Imagem 1 - Château Laville-Haut-Brion

Graves e Péssac-Léognan são bem conhecidas pela produção de vinhos brancos secos de alta qualidade em áreas de solos calcários, ótimos para o cultivo de uvas brancas. Os vinhos podem ser produzidos a partir das castas Muscadelle, Sauvignon Blanc e Sémillon, sendo as duas últimas mais utilizadas para as versões secas. Alguns Chateaux são muito conhecidos esses vinhos, como o Château Laville-Haut-Brion e Domaine de Chevalier. Como a qualidade reflete no preço, geralmente o preço acaba saindo alto também para o consumidor.

Entre-Deux-Mers é também conhecida pela produção de vinhos brancos secos, mas com preços bem mais baixos, na maioria das vezes classificados simplesmente como Bordeaux Blanc, uma boa opção para quem quer iniciar com os brancos da região. São vinhos geralmente delicados, com aromas de frutas cítricas, pão tostado e que, com a idade, adquirem notas de avelã. Devem ser servidos a 10-12ºC acompanhados de peixe grelhado, frango assado, lagosta, ostras, camarão ou vegetais salteados.

Vinhos brancos de sobremesa

Imagem 2 - Château d´Yquem

No final da tarde, nas regiões de Sauternes e Barsac, as vinhas são cobertas por uma neblina que se forma devido à proximidade dos vinhedos aos rios Ciron e Garonne. Essa neblina permanece nos vinhedos durante toda a noite, já que a floresta de Landes bloqueia qualquer corrente de vento, mas se evapora pela manhã com o sol e o calor escaldante da região, o que cria condições perfeitas para o desenvolvimento da “podridão nobre”, também conhecida como botrytis.

Podridão Nobre

Como qualquer outro fungo, o botrytis se forma com a humidade que, se for contínua, pode devastar os vinhedos por completo, mas nas condições encontradas nas regiões de Bordeaux, com noites úmidas e dias secos, ele somente desidrata as uvas, concentrando o açúcar e a acidez, que são excelentes para a produção de vinhos de sobremesa de ótima qualidade e grande capacidade de envelhecimento (por isso que, quando o botrytis é benéfico, ele é chamado de “podridão nobre”).

Imagem 3 - Podridão Nobre

Na elaboração de vinhos de sobremesa, os produtores mais renomados são o Château Climens e o Château d´Yquem. Vinhos produzidos 70-80% a partir da casta Sémillon e 20-30% a partir das castas Sauvignon Blanc e Muscadelle, com aromas complexos de pêssego, damasco, marmelo, amêndoa, cítricos e açafrão. Na boca, um vinho encorpado com notas de frutas cristalizadas, mel, cera de abelha, flores brancas e damasco, simplesmente delicioso! Seu envelhecimento em barricas remete também as notas tostadas. Devem ser servidos a uma temperatura entre 8-9ºC, pois quando muito frios, seus aromas podem ser mascarados. Sua harmonização clássica é com o famoso foie gras, mas fica também delicioso com frango assado, carnes brancas ao molho cremoso, queijo roquefort, salada de frutas, tortas doces de frutas e, é claro, creme brulée.

Sobre o Autor

Comentários na WineTag

4

Mateus V. disse há 3177 dias às 21:28h:

Bom artigo Luciana. Se os tintos são caros lá, pelo menos os brancos são mais acessíveis. Esses dias tive a oportunidade de degustar um Yquem 1983.. ano do meu nascimento..oferecido por um amigo..O vinho estava muito vivo..uma acidez bem marcante..ficou na minha história!

Reportar Abuso

147

Bruno N. disse há 3174 dias às 09:52h:

incrível como algo assim pode ser tão bom ehehe

Reportar Abuso

  1. Adicionar Comentário:

    Você precisa estar logado na WineTag para deixar um comentário.

Baixe o App da WineTag

É grátis! Acesse todo o conteúdo da WineTag em seu celular.

...saiba mais»

Look what i found: click to learn more isotretinoin buy online usa why not try this out.