Busca de Artigos:

A Mulher e o Vinho

Publicado em: 22 Agosto, 2011 por Orestes d.

Uma pesquisa inédita divulgada na Vinexpo 2011, realizada de 19 a 23 de junho, em Bordeaux, na França, revelou que “o vinho é a chave para um encontro romântico”. Isso na opinião da grande maioria das 10.492 mulheres com 18 anos ou mais de cinco países. O levantamento foi realizado de forma on-line, entre março e abril deste ano, por meio de uma parceria com os sites Elle (França), Konsum Göttinnen (Alemanha), Wine Enthusiast (EUA), Elle (Hong-Kong) e Decanter (Reino Unido).

Fonte: Divulgação/Vinexpo

A conclusão não chega a ser novidade. A surpresa, porém, é que o levantamento traz números a esta evidência de que o vinho é parte relevante na conquista: 70% das quase 10,5 mil mulheres ouvidas consideram que o sucesso de um encontro amoroso passa pelo vinho! Outro dado relevante confirma uma impressão antiga – as mulheres preferem beber vinho com os amigos. Quase 70% delas disseram que a melhor hora de beber vinho é uma noite de convívio com os amigos, um aumento de 10% em relação ao último levantamento.

Os flagrantes mais importantes desta pesquisa insólita é que, ao contrário do que se imaginava, as mulheres preferem vinho tinto e não branco. Isso mesmo, mais da metade das mulheres ouvidas contaram que gostam de beber vinhos tintos, contra 26% que elegem os brancos. Entretanto, a pesquisa mostra que, cada vez mais, as mulheres tomam vinho rosé. Quase 16% das pesquisadas falaram que beberam vinho rosé este ano, ante apenas 6% em 2009, totalizando um aumento de 160% em dois anos. Isso demonstra que as mulheres, pelo menos as europeias e norte-americanas, estão claramente indo rumo ao vinho rosé, especialmente as mais jovens, com idade entre 18 e 30 anos. As brasileiras podem estar no mesmo caminho...

Fonte: Divulgação/Vinexpo

O item mais saliente do estudo é que as mulheres não têm preconceito em relação ao vinho. Ou seja, gostam de experimentar rótulos de diferentes lugares, estando abertas a lançamentos e novidades. A autoconfiança feminina é tão grande no mundo de Baco que 58% das mulheres disseram saber tanto sobre vinho quanto os homens. É o que se vê no dia a dia, quando, em geral, são as mulheres que escolhem os rótulos que serão apreciados pelo casal.

A investigação acerca do gosto feminino mostra também que o país de origem (62%) e as variedades de uva (49%) são os dois fatores mais importantes na escolha das mulheres sobre o vinho que irão tomar. O preço é classificado apenas em terceiro lugar. Conclusão, as mulheres estão preocupadas com o prazer, não com o bolso. Apenas as mais jovens, entre 18 e 30 anos, são particularmente influenciadas pelo preço.

As moças até 30 anos ainda têm o costume de usar a internet para procurar informações sobre vinho. Dois terços (quase 75%) das mulheres americanas, que são muito parecidas com as brasileiras em seus gostos globalizados, consideram que beber vinho é uma escolha de estilo de vida. A embalagem, incluindo rótulo e garrafas, recebe particular atenção das mulheres mais jovens, conforme aponta a pesquisa. A maioria acha que a primeira impressão – estética – diz muito sobre o conteúdo em questão, o vinho. Depois de todas estas informações, encerro com a frase da minha amiga carioca Cacá Azevedo. “A primeira semelhança entre as mulheres e o vinho é que não precisamos entender nem um nem outro, basta gostar.”

Sobre o Autor

Comentários na WineTag

0

MARIO M. disse há 3525 dias às 10:59h:

O vinho e as mulheres trazem em si uma correlação especial. Nao vou me aprofundar na pesquisa, até porque publica e notória. Pobres de nós homens que também apreciamos a nobre arte do saborear o nectar dos deuses (ai eu discordo da ambrosia, é o vinho sem sombra de duvidas) ao deixarmos de lado elas enquanto excelente companheiras na apreciação e degustação. Nao importa se tinto ou rose ou ainda branco, cada vez mais elas se assumem nao só como apreciadoras mas como conhecedoras e isso temos que respeitar. Em termos comparativos, sem trazer Balzac a baila, as mulheres tal qual os vinhos também se apriomoram com o passar do tempo, tornando-se especialmente suaves e doces a cada ano que passa. Prefiro um bom vinho com uma boa companhia ao amargor da solidão, ainda que acompanhado de uma taça generosa. Excelente trabalho e que nos sirva nao de alerta mas de orientação, na proxima compra, peça a opinião dela, quem sabe voce acerte na mosca, ou no vinho, amigo!!!

Reportar Abuso

0

Orestes d. disse há 3525 dias às 12:28h:

Falou e disse, Mario M.

Reportar Abuso

4

Cacá A. disse há 3525 dias às 15:04h:

Quanta honra você colocar meu nome no artigo! Espero que as mulheres continuem mesmo se interessando pelo mundo de Dionísio. Seu artigo me deu uma idéia para uma enquete feminina. Assim que eu tiver ela pronta, repasso o link. Bjs

Reportar Abuso

73

Viviane T. disse há 3525 dias às 15:29h:

Adorei o artigo! Falou tudo que eu penso! E tenho a impressão que as mulheres bebem vinho por prazer e não para aparecer, como, infelizmente, acontece com alguns homens. Até agora não conheci nenhuma "enochata". Somos objetivas e decididas no mundo de baco! Ah! E quero participar da enquete.

Reportar Abuso

147

Bruno N. disse há 3525 dias às 16:55h:

Muito bom. As mulheres estão com tudo hoje em dia. Estão dominando até os vinhos :)

Reportar Abuso

0

Orestes d. disse há 3523 dias às 11:53h:

FCacá, eu que agradeço tu me ceder a tua bela frase... e não me cobrar direitos autorais! hehe

Reportar Abuso

0

Orestes d. disse há 3523 dias às 11:54h:

Oi Viviane, tu tem toda razão.

Reportar Abuso

  1. Adicionar Comentário:

    Você precisa estar logado na WineTag para deixar um comentário.

Baixe o App da WineTag

É grátis! Acesse todo o conteúdo da WineTag em seu celular.

...saiba mais»