Busca de Artigos:

Portugal se destaca e conquista os visitantes na ExpoVinis 2012

Publicado em: 04 Maio, 2012 por Winetag B.

No último dia 26, teve fim a edição 2012 da ExpoVinis, maior feira de vinhos das Américas. Durante três dias de evento, o Expo Center Norte, em São Paulo, recebeu mais de 19 mil visitantes, dentre consumidores, enólogos, profissionais da indústria e amantes do vinho em geral, que contribuíram na abertura de aproximadamente 60 mil garrafas ao longo do evento. Este ano, os vinhos portugueses foram sem dúvida um dos grandes destaques, e o estande da Vinhos de Portugal atraiu centenas de degustadores que queriam não só provar as novidades das mais de 60 vinícolas, mas também opinar sobre a experiência.

Foto 1: Stands da Vinhos de Portugal (mais de 60 vinícolas diferentes)

A parceria inédita entre a Vinhos de Portugal, a Exponor e a WineTag levou tecnologia e informação aos visitantes, que tiveram a possibilidade de avaliar os vinhos degustados no estande logo após a prova, utilizando iPads equipados com software totalmente customizado para o evento e integrado com a rede social. Todas as vinícolas e rótulos apresentados pela Vinhos de Portugal estavam presentes no aplicativo. A ação não apenas se mostrou eficaz em gerar avaliações dos rótulos disponíveis, como também tornou clara a vontade do consumidor atual de comentar e divulgar publicamente sua opinião sobre suas experiências.

Durante todo o evento, os visitantes do estande geraram um total de 429 avaliações para 213 vinhos portugueses. A amostra, apesar de pequena, também ajudou a gerar um panorama mais claro e atual do consumidor . Os tintos continuam sendo os grandes preferidos dos brasileiros, com 58% dos degustadores apontando este tipo de vinho como seu favorito, seguido de branco, rosé e, surpreendentemente, espumantes em último lugar.

Enquanto as lojas especializadas continuam sendo o destino favorito para quem quer comprar vinho, 28% dos visitantes do estande afirmaram comprar a bebida em supermercados. Online, a adesão ainda é baixa, e apenas 8% dos entrevistados se mostraram confiantes em escolher e comprar seus rótulos pela internet. Quer saber mais alguns dados interessantes?

Foto 2: Interação e tecnologia - mais de 400 pessoas entrevistadas

- 60% dos entrevistados mencionaram Portugal como país preferido para vinhos;
- O Douro é a região preferida por 30% dos degustadores;
- 70% acredita que os vinhos portugueses têm bons preços e são melhores que a maioria;
- No lado mercadológico, a comunicação foi apontada pelos profissionais como principal fator a ser melhorado nos vinhos portugueses;
- Em lojas e restaurantes, o preço médio do vinho português é de R$50 a R$100.

Confira abaixo os vinhos  mais bem avaliados pelo público (Escala: 0 - 5):

 Categoria / Nome do Vinho 

 Nome da Vinícola 

 Média 

 Fortificados ou Doces 

 Justino's Madeira 10 Anos Sercial 

 Justino's Madeira 

 4.92 

 Henriques & Henriques 15 Years Boal 

 Henriques & Henriques 

 4.75 

 Justino's Madeira Colheita 

 Justino's Madeira 

 4.59 

 Henriques & Henriques Medium Rich Single Harvest 

Henriques & Henriques

 4.56 

 Brancos 

 Quinta Das Arcas Arca Nova Loureiro 

 Quinta Das Arcas 

 4.8 

 Quinta Da Herdade Escolha 

 Quinta Da Herdade 

 4.67 

 Agri-roncão Quinta De Linhares Avesso 

 Agri-Roncão 

 4.63 

 Tintos 

 Quinta Do Pessegueiro Touriga Nacional Tinta Roriz 

 Quinta do Pessegueiro 

 4.69 

 Quinta Dos Murças Reseva 

 Quinta dos Murças 

 4.63 

 Quinta Do Pessegueiro Touriga Nacional / Touriga Francesa 

 Quinta do Pessegueiro 

 4.5 


A parceria reforçou a missão da WineTag de tornar o vinho cada vez mais acessível e democrático no Brasil. As centenas de avaliações geradas durante a feira preencheram a homepage da Rede Social e ficaram em destaque para os usuários ao longo dos três dias, e claro, continuam disponíveis nas páginas dos vinhos

Sobre o Autor

Comentários na WineTag

  1. Adicionar Comentário:

    Você precisa estar logado na WineTag para deixar um comentário.

Baixe o App da WineTag

É grátis! Acesse todo o conteúdo da WineTag em seu celular.

...saiba mais»

An active sex life with Viagra also prevents colds, is a good source purchase viagra prevention of heart attack. In men sexual activity positively affects work memory and reduces the risk of stroke. It was found that in both men and women affects the quality of relationships hormones level in blood and also on the strength of immune response. Continue Reading http://www.snm.org/safelyonlineusa/.