Busca de Artigos:

Pelado de Patins e outros 5 vinhos que você precisa conhecer!

Publicado em: 13 Setembro, 2012 por Vitor N.

Demorou, mas chegou! No ano passado, navegando pela internet, descobri que o mundo do vinho tem um brilhante senso de humor e o estereótipo de seriedade e luxo, ocasionalmente, é sim deixado de lado por alguns profissionais da indústria. Foi assim que nasceu o artigo “Harmonizando com senso de humor”.

Depois de mais de um ano, finalmente consigo trazer para vocês uma nova coletânea de rótulos que, no mínimo, trará um sorriso para o seu rosto. E isso é sempre bom, não é? Espero que vocês se divirtam tanto quanto eu me diverti encontrando esses nomes e ilustrações sensacionais. Mais do que apenas engraçados, os rótulos dessa lista nos ajudam a olhar o mercado de vinhos sob a perspectiva de uma nova geração e a entender quem são os responsáveis por essa direção inusitada e, muitas vezes, inovadora dentro da indústria.

Arrogant Frog

Dos vinhos mais “descolados”, o francês Arrogant Frog é provavelmente um dos mais famosos no mercado internacional. Criado pelo autointitulado “Humble Winemaker” (Viticultor humilde), Jean-Claude Mas, o senso de humor envolvendo o vinho já fica claro no próprio nome do seu criador. O Sapo Arrogante é uma referência à imagem internacional que os franceses têm perante os outros países, e Jean-Claude percebeu a oportunidade de criar um produto de sucesso brincando com essa ideia. E conseguiu. A filosofia do Arrogant Frog é de ser um vinho do Velho Mundo com atitude de Novo Mundo.

Bitch

Definitivamente este australiano não é um vinho para se comprar para a namorada ou esposa, a não ser que ela tenha muito senso de humor. Por outro lado, é difícil ignorar o apelo do nome ousado e chamativo. O Bitch já inspirou até algumas cópias de outros produtores, como o Happy Bitch e o Sassy Bitch, todos visando o tão disputado público feminino. Talvez dê um ótimo presente de inimigo oculto.

Oops

Para explicar o nome do Oops precisamos voltar no tempo e explicar a história da uva Carmenère. Originalmente típica da França, essa variedade de uva foi supostamente extinta no século XIX por causa de uma praga. Difícil de plantar e bastante limitada, os produtores desistiram da Carmenère e seguiram em frente. Mal sabiam eles que uma boa quantidade da uva havia sido transportada para o Chile com o intuito de salvá-la. Entretanto, a Carmenère foi por quase 150 anos plantada como Merlot, pois ambas são muito parecidas. Apenas na década de 90 o erro foi corrigido e os produtores passaram a diferenciar a uva nas garrafas. E o que você faz quando percebe um erro colossal que todos estavam cometendo há um século e meio?Pede desculpas? Corrige e segue em frente? Não! Você percebe a oportunidade e usa o erro para vender mais vinhos...e diz 'Oops!'

Naked on Roller Skates

Criado pela Some Young Punks, tudo que sei é que não consigo olhar para esse rótulo sem dar umas boas gargalhadas. Nomear o seu vinho “Pelado sobre patins” é tão aleatório e sem sentido que acaba sendo genial. Isso que é afrontar convenções. Se alguém souber de uma loja que venda o Naked aqui no Brasil, me falem, por favor, porque preciso dessa garrafa urgente.

Cheap Wine

Como não se sensibilizar com um vinho tão humilde assim? Dá até pena. A expressão “vinho sincero” nunca foi tão bem empregada. Também não poderíamos esperar outra coisa da vinícola “Vin Ordinaire Ltda”. Esse californiano vem nas variedades tinto e branco e custa em torno de 5 dólares em lojas online. Pelo menos não podemos acusá-lo de fazer propaganda enganosa. É realmente bem barato.

Chat-eau-oeuf

Um bom trocadilho nunca é demais. Brincando com a famosa região francesa Chateauneuf du Pape, esses produtores acreditam que vinho só vale a pena se for bom e trouxer um sorriso para o seu rosto. Para isso, um pouco de humor é essencial. Foi assim que nasceu o Chat-eau-oeuf, que em francês significa algo como “Gato no ovo”. O logotipo ajuda a firmar esse conceito, dando ao vinho uma personalidade bem simpática que com certeza vira tema de discussão em qualquer mesa onde é servido.

Sobre o Autor

Comentários na WineTag

0

Tinah L. disse há 2804 dias às 16:53h:

Olá Vitor, enviei um e-mail a um amigo que vende vinhos, perguntando se ele conhece o "pelada". Enviei a ele a sua matéria. Vamos ver o que conseguimos... Abraço

Reportar Abuso

0

ivan Gomes da Silva disse há 2716 dias às 19:36h:

Gosrai de saber onde comprar "todos" estes Vinhos. Amei a Matéria !!!. E aprendi algumas coisas também. Excelente.

Reportar Abuso

  1. Adicionar Comentário:

    Você precisa estar logado na WineTag para deixar um comentário.

Baixe o App da WineTag

É grátis! Acesse todo o conteúdo da WineTag em seu celular.

...saiba mais»

Click this over here now: on this post where buy accutane usa why not try this out.