Busca de Artigos:

A mulher e o vinho: um casamento mitológico

Publicado em: 04 Fevereiro, 2013 por Vitor N.

Folclore. Uma palavra muito comum em nosso vocabulário cuja origem e real significado, porém, muitas vezes passam batidos pelas pessoas. O Folclore vem do inglês Folklore, que significa história/contos do povo. Muitas vezes apresenta conotações fantasiosas ou místicas, como nossos Saci ou Curupira, figurinhas tradicionais da cultura popular brasileira. Pode também se basear em situações mais realistas, menos lúdicas. É quase sempre impossível identificar como ou quando um personagem ou lenda folclórica nasceu. Porém, todos os mitos têm a mesma coisa em comum: foram criados pelo povo e perpetuados através das décadas e séculos.

O mundo do vinho não é apenas rico em complexidade e variedades, mas também em cultura. A bebida milenar deu, ao longo de sua história, vida aos mais variados e curiosos contos e crenças. O mais interessante, talvez, é como a figura feminina é quase sempre personagem central de tais histórias e contos. Como é o caso com qualquer elemento folclórico, provavelmente nunca saberemos o que é verdade e o que é fantasia na maioria das lendas que cercam o vinho. Mas é por isso que elas são tão interessantes, não é mesmo?

Uma das histórias mais instigantes é a da origem da taça de champagne. Não as Flutes, mais comuns atualmente, mas a taça Coupe, aquela de boca larga que sempre vemos em cenas de festas ou bares sofisticados em filmes, com a qual é possível construir a famosa cascata de champagne.

cascata

Dependendo a quem se pergunte, a lenda da criação da Coupe poderá apresentar versões bem diferentes, mas com um ponto em comum: o formato da taça foi moldado a partir do seio de uma mulher. Para os franceses, Maria Antonieta é mencionada como a modelo para o molde da taça. Já os gregos, séculos antes, dizem que a primeira taça de champagne foi moldada a partir do seio de Helena de Tróia por ordens dos próprios Deuses, que ficaram encantados com a beleza da filha de Zeus. Uma terceira versão conta que Diane de Poitiers, nobre francesa e amante de Henrique II, solicitou que a taça fosse criada a partir de um dos seus peitos, pois Henrique II era particularmente fascinado por seu busto e sempre comentava sobre seu desejo de tomar vinho nele.

É difícil dizer qual mama exatamente estamos homenageando quando bebemos champagne na Coup e é bem provável que nenhuma dessas histórias sejam particularmente verdadeiras, mas isso não as tornam menos curiosas.

A mulher é tão importante na cultura do vinho que alguns contos populares a destacam como a própria criadora da bebida. Diz a lenda que uma princesa em dívida com o Rei da Pérsia, num ato de desespero, tentou se suicidar bebendo um jarro cheio de uvas supostamente estragadas. A mulher não só sobreviveu como ficou mais feliz, se sentindo bem melhor e despreocupada até desmaiar. Quando acordou, descobriu que o Rei gostou tanto de sua nova personalidade que havia a perdoado. E o que isso tudo tem a ver com vinho? Bem, as uvas não estavam estragadas. Elas sofreram fermentação, e o que a princesa bebeu foi, em essência, vinho.

Existem outras versões desta mesma história. Alguns contam que a princesa, na verdade, estava doente. Ao consumir a uva fermentada do jarro, pensando que era suco, a princesa começou a se sentir relaxada, sonolenta, e acabou pegando no sono. Quando acordou estava milagrosamente curada. Embora o vinho não seja um “remédio” tão poderoso assim, hoje sabe-se da enorme lista de efeitos positivos que a bebida, principalmente o vinho tinto, tem sobre nossa saúde. Então talvez exista alguma veracidade nesta história afinal.

Existem muitas outras lendas relacionadas ao vinho. Não importa quão extravagantes elas sejam, tais histórias são essenciais para nossa cultura. O fato do vinho ser uma bebida tão rica nesse sentido faz com que apreciá-lo seja uma experiência ainda mais prazerosa, não acham?

Sobre o Autor

Comentários na WineTag

3

Test U. disse há 577 dias às 18:15h:

test

Reportar Abuso

  1. Adicionar Comentário:

    Você precisa estar logado na WineTag para deixar um comentário.

Baixe o App da WineTag

É grátis! Acesse todo o conteúdo da WineTag em seu celular.

...saiba mais»

Either weighed the risks you are taking buy viagra with benefits they expect it will have for you.