Busca de Artigos:

Como treinar o seu paladar e olfato para o vinho

Publicado em: 23 Maio, 2013 por Winetag B.

Identificar diferentes aromas e sabores num vinho sempre fez parte do ritual da bebida. Mesmo os mais leigos conseguem perceber que cada rótulo oferece experiências aromática e gustativas únicas.  Porém, diferenciar e identificar com clareza cada característica, cada sabor e cada aroma durante a degustação é algo que requer bastante treino e experiência.

A percepção de tais características é influenciada por uma série de fatores, e engana-se quem acha que só a língua, o nariz e a boca são responsáveis pelas sensações na hora de comer ou beber. No caso do vinho, a nossa memória é tão importante quanto à parte física para percebermos os diferentes traços do vinho.

Para que possamos identificar algo, primeiro nós temos que conhecê-la, não é verdade? Isto pode soar bem óbvio, mas é um princípio que não fica claro para quem está começando ainda no mundo do vinho. Quanto mais experiência você tiver com os diferentes tipos de alimentos, verduras, temperos e até com flores e ervas, mais facilmente irá perceber os traços do vinho.

Entretanto, uma coisa de cada vez. Se você é iniciante e precisa de algumas dicas para uma melhor experiência na degustação, a gente ajuda com três práticas básicas.

1) Experimente e cheire tudo!

Aqui vai um dever de casa para sua próxima visita ao mercado. Corra para seção de hortifrúti e comece a cheirar tudo que vê pela frente. É sério! Sinta a textura de cada alimento, os aromas das frutas, as sutilezas das diferentes verduras. Você vai começar a perceber mais e mais as características de cada uma e a sua memória olfativa ficará cada vez mais apurada. Procure por especiarias, sinta os aromas de pimentas, ervas e condimentos. Conhecendo os aromas mais comuns encontrados nos vinhos, fica mais fácil de focar os seus esforços para aprimorar sua memória olfativa.

Claro que este é um exercício que deve ser feito aos poucos. Você não irá memorizar tudo da noite para o dia. Mas com a prática vem a perfeição, e com o tempo sua memória olfativa estará cada vez mais treinada. Coloque isso em prática em casa também, seja preparando as refeições ou na hora de comer.

 2) Vá com calma!

Depois de servido na taça, vá devagar. Não precisa ter pressa de beber. Sinta os aromas com calma. Gire a taça para que as notas se sobressaiam. Saboreie o vinho e deixe-o preencher a boca, assimilando o máximo das sensações possível. Muitas vezes precisamos de tempo para conseguir perceber as sutilezas e até para que nosso próprio cérebro entenda as sensações.

3) Tente visualizar

Uma maneira interessante de diferenciarmos as sensações do vinho é tentar visualizar na cabeça o que se está sentindo. É muito comum um vinho apresentar um conjunto de várias notas olfativas, e não apenas um único aroma ou sabor. Feche os olhos, perceba os aromas e tente separá-los. No começo, talvez você sinta apenas uma mistura de vários aromas e sabores, mas com os olhos fechados fica mais fácil se concentrar e separar as notas.

Assim, você começa a perceber padrões de origens e tipos de vinho. Algumas notas frutadas, com o tempo, passam a ser facilmente associadas a uma uva particular, enquanto sabores de tabaco podem ser assimilados a uma região.

No final, o importante é a experiência e a prática. Desenvolver este tipo de habilidade requer tempo. Entretanto, melhor do que qualquer dica ou exercício, ter o costume de experimentar diferentes rótulos é sempre a maneira mais eficiente de estimular e aprimorar sua capacidade de percepção.

Sobre o Autor

Comentários na WineTag

3

Marcelo L. disse há 2535 dias às 00:26h:

ótimo..

Reportar Abuso

1

Leandro O. disse há 2525 dias às 00:57h:

O aroma, o sabor sentido em todas as papilas gustativas da lingua e a sensaçao de ter achado o melhor dos sabores e um espetaculo! Boa materia.

Reportar Abuso

1

Leandro O. disse há 2525 dias às 00:57h:

O aroma, o sabor sentido em todas as papilas gustativas da lingua e a sensaçao de ter achado o melhor dos sabores e um espetaculo! Boa materia.

Reportar Abuso

3

Marcelo C. disse há 2524 dias às 00:32h:

otimo artigo, parabéns!

Reportar Abuso

1

Ridalianny N. disse há 2502 dias às 01:19h:

Muito boa mateira, vou fazer com certeza.... adore... parabéns

Reportar Abuso

0

cardena m. disse há 2498 dias às 16:52h:

Gostaria de saber se o fato de se tomar outras bebidas, alem do vinho, interfere na degustação.

Reportar Abuso

  1. Adicionar Comentário:

    Você precisa estar logado na WineTag para deixar um comentário.

Baixe o App da WineTag

É grátis! Acesse todo o conteúdo da WineTag em seu celular.

...saiba mais»

Get more information: link isotretinoin buy online why not find out more.