Busca de Artigos:

Vinho e casamento: acerte na conta e na escolha dos rótulos para seu dia especial

Publicado em: 29 Julho, 2013 por Winetag B.

As noivas merecem respeito. A festa de casamento é o sonho da vida de muita gente, mas com certeza há poucas coisas mais estressantes do que planejar tal evento. No meio de tantos detalhes a se pensar, como flores, bolo, convites, local, vestidos, padrinhos, transporte, etc, a comida e bebida que serão servidas também precisam ser escolhidas com bastante cuidado.

O vinho tem lugar garantido em qualquer festa de casamento, mesmo que apenas para o momento do brinde. Mas se você quer servir a bebida acompanhando entradas e o jantar ao longo da noite, uma seleção maior de tipos e rótulos precisa ser bem pensada. Perguntas como “Quantas garrafas preciso comprar?” ou “Quais vinhos combinam com os pratos?” rapidamente vêm à cabeça. São vários os detalhes, mas nem tudo precisa ser tão estressante.

Acertando na conta

A primeira coisa que você precisa levar em consideração na hora de calcular o número de garrafas é, obviamente, o número de convidados. Mas leve em conta os que não bebem, como crianças e jovens, sempre em grande número em qualquer festa de casamento. Não é todo mundo que gosta de vinho também, então pense nisso quando for comprar as garrafas, principalmente se outras bebidas alcoólicas estiverem disponíveis.

Uma garrafa de 750ml pode servir bem 5 pessoas, até 6 se você reduzir a quantidade por convidado. Se o vinho será servido apenas durante um jantar, você pode calcular que será consumida aproximadamente ½ garrafa por convidado. Caso o serviço do vinho ocorra durante toda a festa, então é mais seguro calcular 1 garrafa para cada convidado. Lembrando que uns beberão mais e outros menos. Considere também que a oferta de outras bebidas também influencia nessa contagem.

Por último, verifique se você tem a possibilidade de comprar os vinhos de forma consignada, ou seja, pagando apenas pelo que consumir. Assim você terá maior tranquilidade na compra e evita gastos com garrafas inutilizadas.

Saiba onde comprar

Muitos salões de festa e hotéis oferecem seus próprios bufês quando o espaço é contratado para o evento. Se o serviço não for próprio, pode ser de algum parceiro terceirizado com o qual o salão já está acostumado a trabalhar e confia. Alguns lugares não permitem contratar serviços ou comprar bebidas e insumos de fora. Isso porque pode ser um risco para o próprio salão caso o serviço contratado seja de má qualidade, pois muitos convidados associam a imagem do bufê ao salão.

Se você tem a possibilidade de escolher e comprar seus vinhos de fora, é bom pesquisar bastante. Visite lojas especializadas, pequenas e grandes, e também supermercados. Se possível, entre em contato também com importadoras ou distribuidores e tente comprar diretamente com essas empresas. A maioria está louca para vender diretamente o vinho e fará um bom desconto na compra em grande quantidade. Além disso, comprando direto do fornecedor é mais fácil evitar problemas de falta do rótulo.

A vantagem de pesquisar e comprar em lojas especializadas e bistrôs é a ajuda que você terá dos próprios funcionários. São profissionais que conhecem bastante de vinho e estão acostumados a escolher e sugerir rótulos para eventos e festas, então você terá um amparo e segurança maior na sua escolha neste tipo de loja do que, por exemplo, de um supermercado.

Quanto menos, melhor

Para os entusiastas, às vezes é difícil resistir à tentação de disponibilizar vários rótulos e tipos diferentes de vinho na sua festa. Porém, você estará fazendo um desserviço a você e a seus convidados. Escolher os rótulos já é tarefa difícil o suficiente, então mantenha a seleção pequena e simples. Procure rótulos coringa, que combinem facilmente com diversos tipos de pratos. Espumantes são ótimos nesse quesito, e no Brasil temos excelentes opções de qualidade e preço baixo, mas é sempre bom servir um vinho tinto também durante o jantar. A escolha começa a complicar se você quiser incluir opções para brancos e rosés. Daí você terá que comprar mais garrafas para acomodar todas as opções e gastar mais tempo pensando no rótulo certo.

Evite o estresse e não tente harmonizar cada opção de comida e entrada com vinhos diferentes. Acredite, isso não vai dar certo. Tentar agradar a todos também é tarefa impossível. Então, a melhor dica que podemos dar é essa: mantenha a seleção simples.

Experimente antes de comprar

Se você vai servir vinho no seu casamento, é provável que escolha algum rótulo que conheça e goste, certo? Entretanto, nada impede que você busque novas opções, até para que se encaixem no seu orçamento e logística. Neste caso, experimente sempre! Vá a lojas especializadas, converse com sommeliers e peça para degustar os vinhos, da mesma forma que você faz uma prova do bolo, por exemplo. Assim você terá mais segurança na escolha.

Procure aprimorar seus conhecimentos frequentando degustações e lendo mais sobre os rótulos. Conhecimento nunca é demais e vai ajudá-lo a tomar uma decisão mais segura. O mundo do vinho é bastante complicado, mas servir a bebida no seu casamento não precisa ser. Pesquise, pergunte e não tente agradar a todos os paladares, pois isso só trará problemas. Mais importante, barganhe e tente comprar, se possível, direto com fornecedores. Não é difícil descobrir quem são através de uma simples busca na internet.

Vinho na mão, depois é só aproveitar e curtir a festa.

Saúde!

Sobre o Autor

Comentários na WineTag

  1. Adicionar Comentário:

    Você precisa estar logado na WineTag para deixar um comentário.

Baixe o App da WineTag

É grátis! Acesse todo o conteúdo da WineTag em seu celular.

...saiba mais»

Visit this website: learn more roaccutane to buy look at this page.