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O que o sucesso das cervejas premium pode significar para os vinhos? (Parte I)

Publicado em: 30 Agosto, 2013 por Vitor N.

Amantes do vinho, não estranhem, mas pelas próximas duas semanas, o assunto será cerveja. Talvez vocês já tenham reparado nas mesas dos bares e restaurantes ou nas prateleiras de mercados e delis rótulos de cerveja bem diferentes dos que estão acostumados a ver na TV. O Brasil está finalmente abraçando uma moda mundial no setor de bebidas que cresce cada vez mais nas grandes cidades: a degustação de cervejas gourmet, também conhecidas como especiais ou premium.

O Brasil é o terceiro maior mercado de cervejas do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos e China, com um consumo de 140 milhões de hectolitros por ano. Porém, as cervejas tradicionais de massa compõem quase que a totalidade desse consumo. Entretanto, o cenário começou a mudar nos últimos anos. Desde 2010 o consumo de cervejas premium vem crescendo no Brasil. Hoje, representam apenas 7% do mercado, mas o consumo vem aumentando em torno de 15% ao ano, e os números tendem a crescer a medida que mais estabelecimentos passam a disponibilizar rótulos especiais e importados.

Com o surgimento da cultura da degustação no mercado de cervejas, que até então era reservada ao mundo do vinho, o que será que isso significa para vinícolas e a indústria do vinho no país, que até hoje luta para que a bebida se torne mais popular e aceita numa sociedade que sempre a viu como um produto elitista e caro?

Talvez a maior vantagem das cervejas premium sobre o vinho seja o benefício de estarem ligadas a uma bebida que já faz parte da cultura do brasileiro, independente de classe social. O Brasil é um país cervejeiro por natureza. Apresentar uma variedade “afrescalhada” da cerveja a uma pessoa que já conhece as populares é muito mais fácil do que apresentar o vinho (seja ele qual for) a alguém que nunca experimentou a bebida antes ou que só conheça os estereótipos da mesma.

Já no gosto do brasileiro por natureza, fazer com que os consumidores comecem a apreciar novas variedades é puramente um trabalho de comunicação e distribuição. Ainda são pouquíssimos os restaurantes, bares e lojas que trabalham com cervejas premium se pensarmos a nível nacional. Mas a cada ano mais e mais estabelecimentos incorporam os rótulos importados e nacionais gourmet no seus portfólio de bebidas.

“Beber menos, mas beber melhor”. Esse é o lema dos cervejeiros que se esforçam para que a moda das cervejas especiais se torne um padrão. Mesmo mais caros dos que os rótulos tradicionais, o mercado se beneficia do aumento do poder de consumo do brasileiro das classes mais baixas e também da classe média nos últimos anos, que passou a exigir participar de mercados de luxo aos quais antes não tinha acesso.

Duas bebidas, uma cultura

Enquanto o vinho e as cervejas populares não poderiam ser mais diferentes no que se refere o seus usos habituais, a cultura em torno das cervejas especiais apresenta semelhanças consideráveis com os costumes de quem sempre apreciou uma garrafa de vinho.

Harmonizar bebida e comida sempre foi visto como uma prática quase que exclusiva do vinho, mas no mundo das cervejas gourmet as combinações também são levadas a sério e têm suas regras. Cartas especiais, degustações, clubes de cerveja, festas e encontros temáticos organizados em bares ou até em sociais com amigos, todos são conceitos compartilhados com o universo do vinho.

E o que dizer da variedade de rótulos? Assim como o vinho, existe uma infinidade de marcas e estilos de cerveja no mundo todo que só agora o brasileiro está começando a ter a vontade de descobrir. Entretanto, os dois mercados sofrem também de um problema em comum: a falta de informação. Saber onde comprar determinadas cervejas, conferir preços, encontrar informações corretas sobre rótulos e harmonização...todos esses são problemas bastante familiares aos amantes de vinho. Agora, os cervejeiros passam a tê-los também.

Neste quesito o vinho pelo menos tem uma vantagem no Brasil. A WineTag já está bem estabelecida como a rede social para os amantes de vinho que compartilham opiniões sobre os rótulos que degustam, ajudando outros consumidores a escolherem vinhos de qualidade.

Na segunda parte do nosso artigo, vamos falar sobre as ameaças e benefícios que o crescimento do mercado de cervejas especiais pode significar para o mundo do vinho.

E vocês? Apreciam uma boa cerveja gourmet? Deixem seus comentários, suas histórias e opiniões.

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