Busca de Artigos:

Winetag Blog - A uva mais cultivada no Mundo

Publicado em: 24 Junho, 2010 por Winetag B.

Esta uva, fonte de vinhos suculentos, de alto teor alcoólico e sabores marcantes de cereja e pimenta é a cepa tinta mais cultivada no mundo e é muito usada em vinhos de corte onde contribui com corpo e álcool nas misturas.

Justamente por ser pouco exigente, se destaca em climas quentes e áridos e mostra a sua classe principalmente em regiões como o Priorat, na Catalunha, Chateauneuf-du-Pape, na França ou na produção dos vinhos doces naturais do sul da França chamados Banyuls. No Novo Mundo, foi introduzida onde o calor e a aridez costumavam ser um problema para outras castas, como a Austrália e a Califórnia.

                          

Na região de Chateauneuf-du-Pape é usada principalmente em uma mistura utilizada também em outras regiões e países, sendo comumente identificada pela sigla GSM, onde é misturuda com outras variedades, dando caráter e equilíbrio aos vinhos. Esta uva tem presença marcante no corte, contribuindo com textura, volume e grau alcoólico, e é secundada pela Syrah (S), que acrescenta cor e sensação de fruta, e pela Mourvèdre (M), que confere estrutura (a 'coluna vertebral'). Essa composição, aliás, é muito utilizada em outras regiões e países, sendo comumente identificada pela sigla 'GSM' no rótulo.

Há muitas versões de 'blends' interessantes com a Grenache, que variam em função do terroir e tradições do local onde é cultivada, como no Priorato e zonas vizinhas, tais quais Montsant e Tarragona, na Catalunha, que se valem da uva Cariñena para aportar acidez e frescor. A facilidade em ter afinidade com outras variedades de uva não significa que a Grenache não possa brilhar sozinha.

                                

Os australianos, na verdade, têm vários vinhos de prestígio elaborados em sua totalidade com essas vinhas antigas e que expressam todo o potencial da casta. Entre eles, vale destacar alguns vinhos produzidos em McLaren Vale, cerca de 40 quilômetros ao sul da cidade de Adelaide, a partir de vinhedos implantados em Blewitt Springs, zona considerada 'grand cru' de grenache. Alguns desses vinhos estão chegando finalmente ao Brasil.

Busque aqui na WineTag alguns exemplos de vinhos produzidos a partir desta uva e se descobrir que já degustou algum, não deixe compartilharcom a gente sua opinião!

Comece procurando por este link: http://www.winetag.com.br/vinhos/index.cfm?uva=74&sobre=uva

 Fontes: Vinhos, André Dominé, Ed. Konemann e Jornal Valor Econômico

Sobre o Autor

Comentários na WineTag

  1. Adicionar Comentário:

    Você precisa estar logado na WineTag para deixar um comentário.

Baixe o App da WineTag

É grátis! Acesse todo o conteúdo da WineTag em seu celular.

...saiba mais»