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O que o sucesso das cervejas premium pode significar para os vinhos? (Parte II)

Publicado em: 05 Setembro, 2013 por Vitor N.

Para conferir a primeira parte do nosso artigo, clique AQUI

Na primeira parte do nosso texto apresentamos a nova moda das cervejas especiais que vem crescendo no Brasil e a disseminação de um costume que até então ficava restrito aos vinhos: o de degustar e apreciar bebidas. Os cervejeiros começaram a adotar um lema que os amantes de vinho já conhecem há muito tempo: beber menos, mas beber melhor.

Uma ameaça ou um aliado?

Mas o que tudo isso significa para o consumo de vinhos no país? Por enquanto, podemos apenas especular. O mercado de cervejas premium no Brasil ainda engatinha, mas é certo que esta nova tendência terá um impacto no consumo de vinhos no país.

Ambas compartilham também a variedade de preços. Porém, neste ponto, a cerveja pode levar vantagem. Enquanto um vinho barato e decente dificilmente custa menos de 20 reais, é possível encontrar uma gama de cervejas especiais entre 10 e 15 reais nas prateleiras de supermercados. Assim como o vinho, é claro que você também encontrará rótulos muito mais caros, mas a questão é que o preço de entrada nesse universo é menor. No geral, se você gasta em torno de 50 reais por um vinho de boa qualidade, com o mesmo valor você pode comprar 3 ou 4 cervejas. Se o consumidor considera ambos como uma experiência gastronômica interessante e diferente, para ele a cerveja premium soa como um ótimo negócio.

O mundo da cerveja também faz (e sempre fez) um trabalho muito melhor do que o mercado de vinhos em promover os seus produtos. Mais ainda em promover de uma forma que atraia públicos variados e, principalmente, jovens. A teimosia de vinícolas, órgãos reguladores e até de regiões produtoras em se prenderem a tradições bobas e um tanto quanto preconceituosas (se referindo a resistência em popularizar a bebida) pode dar de bandeja às cervejarias um enorme grupo de potenciais consumidores de bebidas premium. Como já mencionado, as cervejas especiais gozam do benefício de fazerem parte de um mercado já estabelecido em sua essência, e que faz parte da cultura do brasileiro, coisa que os produtores de vinho precisam estar bem atentos.

Não podemos, entretanto, descartar um cenário mais feliz. Se as cervejas premium conseguirem trazer mais e mais consumidores para este meio, para o universo da apreciação e degustação, não é um absurdo pensar que este mesmo consumidor não possa migrar para o vinho ou apreciar ambas as bebidas. Afinal, muitos destes consumidores estão buscando experiências exclusivas, diferenciadas, e isso ele pode encontrar tanto no vinho quanto na cerveja. O que produtores, restaurantes e lojas precisam fazer é entender esta nova demanda, e capitalizar o que pode ser uma ótima oportunidade.

Não existem dados ainda para afirmar que os dois mercados não possam viver de forma harmônica, mas também não temos razão para acreditar que o vinho não será afetado por este novo hábito do brasileiro. Afinal, sempre foram produtos concorrentes, mas que mais do que nunca passam a ter como alvo o mesmo público e mais semelhanças. Por enquanto, nos resta apenas degustar e esperar.

E você? Acha que o vinho tem motivos para se preocupar? Deixe sua opinião nos comentários.

 

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Comentários na WineTag

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Temóstenes Tavares N. disse há 2223 dias às 09:46h:

Caro Vítor, inicialmente parabéns pela iniciativa de falar sobre assunto tão interessante e importante para nós, amantes do vinho e das bebidas especiais. Minha impressão é que haverá espaço para ambas tendências. Quem gosta de vinho não deixará seus hábitos, e quem gosta de cerveja (também aprecio) passará a valorizar os produtos, além de cobrar dos fornecedores, cada vez mais boa qualidade e preços justos. Ou seja, o mundo do vinho talvez seja até mais valorizado com a chegada desse novo nicho de prazer e negócios. Que a história nos mostre o que acontecerá e brindemos à boa "enoalegastronomia"! Abraço.

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