Busca de Artigos:

Será que você é um super degustador?

Publicado em: 02 Junho, 2014 por Winetag B.

Se você é um entusiasta de qualquer forma de arte, seja ela musical, visual ou culinária, pode ser frustrante quando outras pessoas dizem que interpretam sua paixão de forma mais intensa do que você. Quase sempre é impossível tal afirmação ser provada. Afinal, tal sensibilidade é totalmente subjetiva. Mas com relação ao paladar, existe sim a possibilidade genética de que uma pessoa consiga sentir com mais sensibilidade. São os chamados “super degustadores”.

O termo surgiu na década de 90 entre os cientistas que identificaram em algumas pessoas uma maior sensibilidade a determinadas sensações do paladar. Foi descoberto, então, que tais pessoas apresentavam uma concentração maior de papilas gustativas na língua do que a média. Isso permitia tal “super poder” gastronômico. Para o super degustador, cada gosto é mais intenso. O sal é mais salgado, o açúcar é mais doce e o azedo é quase insuportável.

Quer descobrir se você é um super? O teste é fácil. Pegue um pedaço de plástico ou papel, faça um furo como de uma folha de caderno e coloque sobre a língua. Dentro do furo, tente contar ou ter uma noção de quantas papilas você consegue visualizar neste mesmo espaço. Se contar mais de 30, parabéns; você é um super degustador. Se estiver com dificuldades de enxergas as papilas, tente usar um corante azul para realçar e facilitar. Apenas tenha certeza de que você não tem nenhum tipo de alergia antes de usar a substância.

Entretanto, isso não significa, necessariamente, que você é melhor do que ninguém ou que ser super vai fazer com que você se torne o melhor sommelier do mundo. Inclusive, é importante notar que ser tão sensível assim apresenta seus lados negativos. Pratos muito temperados ou bebidas com maior concentração de taninos podem se tornar bem desagradáveis para essas pessoas, limitando um pouco o leque de opções na hora de comer ou beber.

Além disso, vale notar que ser um bom degustador tem muito mais a ver com olfato do que paladar. O que importa é o sabor, o conjunto de sensações criadas da união do aroma com o paladar. A intensidade com a qual suas papilas conseguem sentir é apenas uma pequena parte do processo.

Que tal fazer o teste? Será que você é um super degustador?

Sobre o Autor

Comentários na WineTag

16

Paulo B. disse há 969 dias às 02:47h:

Interessante!

Reportar Abuso

  1. Adicionar Comentário:

    Você precisa estar logado na WineTag para deixar um comentário.

Baixe o App da WineTag

É grátis! Acesse todo o conteúdo da WineTag em seu celular.

...saiba mais»