Busca de Artigos:

A Petit Verdot vai virar moda

Publicado em: 02 Outubro, 2010 por Euclides P.

Variedade francesa de maturação tardia e que não se dá bem com o frio e a umidade, a Petit Verdot sempre foi utilizada no corte com outras uvas.

 Em Bordeaux, sua terra de origem, ela é apenas um acessório secundário e pouco citado para a Cabernet Sauvignon nos grandes tintos do Médoc, por exemplo em Pauillac (Château Latour...), em Margaux (Château Palmer...), em Saint Estèphe (Château Montrose...) e assim por diante.

 

Cultivada na França, Itália, Estados Unidos, Austrália e Argentina, raramente a vemos como varietal devido às suas características de cultivo e colheita e à sua estrutura muito tânica e ácida. Recentemente, entretanto, alguns produtores inovadores, dispondo de terrenos secos em microclimas ensolarados, convenceram-se que essa variedade tratada de forma séria e cuidadosa, pode revelar-se por si mesma, com notável potencial de guarda.

Na Itália isso pode ser constatado na Toscana, no Lácio e na Sicília onde produtores como Lorenzo Zonin (Podere San Cristoforo), Francesco Gambini e Barone Sergio, respectivamente, lançaram varietais de Petit Verdot (às vezes italianizado para Verdò) com surpreendente sucesso.

Como esses vinhos ainda não estão disponíveis entre nós, podemos confirmar a nova moda nos vinhos varietais argentinos da Petit Verdot da Ruca Malén e da Andeluna. É ver (e beber) para crer.

O Ruca Malén Petit Verdot já foi cadastrado aqui nesta rede. Já degustou este vinho? Faça sua avaliação:

http://www.winetag.com.br/vinhos/vinho.cfm?vinho=17368

Conheça também outros vinhos que levam esta uva no corte, e descubra se já degustou algum:

http://www.winetag.com.br/avaliacoes/index.cfm?uva=123

Sobre o Autor

Comentários na WineTag

1

marcelo z. disse há 3241 dias às 06:32h:

faz uns 2 anos que tenho falado da petit verdot, ela se encontra em quase todos os vinhos com cortes pequenos, final de semana acabei tomando um petit verdot da casa silva muito bom, para mim é uma uva selvagem

Reportar Abuso

121

Gustavo M. disse há 3241 dias às 13:08h:

Casa Silva eh um vinhaço

Reportar Abuso

494

João P. disse há 3241 dias às 22:29h:

Boa dica Marcelo, vou buscar este vinho! Abs

Reportar Abuso

2

marco p. disse há 3239 dias às 08:09h:

O Chateau Malescasses será o primeiro vinho da região do Haut Medoc - Bordeaux, a lançar um varietal Petit Verdot. Provei este vinho em abril de 2010, com taninos bem redondos e pouca acidez. O lançamento oficial será dia 29 de março 2011.

Reportar Abuso

494

João P. disse há 3239 dias às 08:47h:

Que maravilha, hein Marco!? Pena que um vinho destes chegará tão caro em nosso país!

Reportar Abuso

  1. Adicionar Comentário:

    Você precisa estar logado na WineTag para deixar um comentário.

Baixe o App da WineTag

É grátis! Acesse todo o conteúdo da WineTag em seu celular.

...saiba mais»